O formato e dimensões da escada são geralmente definidos no projeto original da casa ou do apartamento e são escolhidos de acordo com o espaço que se pode e se quer disponibilizar. Mas em muitos casos é possível uma alteração. Por sermos especialistas em escadas sentimo-nos seguros em assessorar na definição ou na modificação do projeto.
Adotamos 15 degraus para os desníveis habituais em torno de 2,90m. Se a escada vai estar num canto de parede, geralmente terá o formato em “L”, podendo ter um patamar intermediário ou 3 degraus em leque na virada da escada. Pode-se projetar também uma escada em formato “U” para o mesmo espaço. Neste caso o final da escada vai estar em outra posição. Em outras situações o formato em “C” da escada é o que melhor se encaixa. A largura de 80cm a 90cm permite uma boa circulação em uma residência. O formato caracol é também alternativa que deve ser considerada.

Se de um lado o formato e as dimensões são, como acabamos de ver, definidos "apriori", podemos imaginar vários tipos de escada para estes formatos. Construímos escadas em diversos tipos e com diferentes materiais, sendo que na quase totalidade, as escadas são classificadas em três diferentes tipos:

 

Madeira Viva (c) 2007 - Todos os direitos Reservados